CINEMA ESPECIAL EM LAJEDO NA SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA TRAZ COMPREENSÃO E INCLUSÃO
A Escola Municipal Dom Expedito Lopes tomou a iniciativa de realizar uma programação de 30 dias em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Com apoio da Secretaria de Educação, toda a escola está envolvida no projeto encabeçado pelos professores da Educação Especial da escola do Planalto.
São mais de 700 alunos na Escola D. Expedito Lopes e todos estão participando da programação que vai até o dia 30 de agosto com uma apresentação da Banda Inclusiva da EMDEL em Garanhuns. Enquanto isso, dentre os dias 13 a 19 de agosto tem Cinema Especial na escola.
O Cinema Especial consiste em curtas metragens animados e filmes abordando as seguintes deficiências: paralisia cerebral, paralisia infantil, deficiência visual, surdez, autismo e dislexia. Segundo a professora Fátima, principal responsável pela programação, do 1º ao 5º ano estão sendo apresentados os curtas: Cordas, Dumbo: respeitando as diferenças, Tamara, Brincadeirantes e Deficiência Visual. Do 6º ao 9º ano são apresentados longas metragens como: Uma viagem Inesperada, Como Estrelas na Terra, Toda Criança é Especial e outros.
Além dessas atividades, os alunos também estão participando de oficinas de arte em sala de aula.
Desde 2013 quando assumiu a gestão da Prefeitura Municipal, o prefeito Rossine vem mudando a vida de muitos deficientes na cidade que antes não recebiam incentivo para participar das aulas, transporte escolar buscando em casa e levando de volta, professores capacitados e outros estímulos por meio da Arte e Cultura.