LUIZ AROLDO INAUGURA ESCOLA NO SÍTIO BALANÇAS, EM ÁGUAS BELAS
A garagem apertada improvisada como sala de aula e as carteiras danificadas pelo tempo fazem parte do passado para os professores e alunos do sítio Balanças. O prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo, entregou, nesta sexta-feira (3), a nova sede da Escola Municipal Santa Cecília.
A unidade foi projetada para atender as necessidades dos profissionais e estudantes. Conta com área de convívio, duas salas com ar-condicionado, banheiros e uma cantina para preparação da merenda. Além da estrutura, o prefeito entrega a escola equipada, para garantir conforto e qualidade no ensino-aprendizagem.
A professora Maria Joelma, relembra com emoção das dificuldades que ela e os colegas de trabalho enfrentavam para dar aula em uma garagem. “Sem comparação. Tanto eu quanto meus colegas de profissão sofremos muito. E agora vê uma escola equipada, com espaços educativos para o aprendizado das crianças. Isso é uma gratificação muito grande.”
Emocionada, ela comemora a chegada dessa conquista para a comunidade. “É um orgulho para nós profissionais da educação e para nossas crianças. Graças à nova gestão, porque o prefeito Luiz Aroldo disse que iria fazer, pôs a mão na massa e está aí, a escola toda equipada e entregue.”
Com dois filhos na escola, a agricultora Floraci Pereira da Silva, que mora há mais de 40 anos na comunidade, cita o espaço apertado onde as crianças estudavam e elogia a estrutura da escola inaugurada. “Agora está muito legal. Ar-condicionado. Nossos filhos agora vão ter um espaço muito elegante para estudar.”
Com sentimento de missão cumprida, Luiz Aroldo expressou sua felicidade. “Estou muito feliz por poder entregar um espaço digno para que os profissionais e alunos possam obter melhor desempenho nas atividades e, com isso, o alcance de bons resultados. Obrigado a todos os parceiros que nos ajudaram.”
ENTENDA O CONTEXTO DA OBRA
Por indefinição sobre a qual município alagoano pertence – Santana do Ipanema e Dois Riachos – a população do sítio Balanças sofre com falta de assistência efetiva. Soma-se a isso a falta de clareza sobre seu pertencimento a Alagoas ou Pernambuco. A comunidade fica mais próxima de Águas Belas.
Em 2007, Águas Belas permitiu que o povoado São Raimundo fosse anexado a Alagoas. Começou aí a indefinição das áreas interestaduais às quais fazem parte Balanças e Cachoeirinha e a escassez de assistência à população da região.
Vários fatos denunciam a ausência de ações políticas efetivas na região, o mais emblemático ocorreu em 2014, com a queda da antiga Escola Santa Cecília, que passou a funcionar em garagens e salões na comunidade ao longo de todos esses anos.
Mesmo com espaços inadequados para o ensino, a gestão da época em Águas Belas manteve as aulas para as crianças da comunidade.
Em 2018, em uma de suas visitas à comunidade, Luiz Aroldo se sensibilizou com a falta de estrutura adequada para o ensino das crianças e assumiu o compromisso de construir e entregar com recursos próprios uma nova escola à comunidade, com apoio de parceiros.
Luiz Aroldo busca solução para assistir à população da região
Dias após a eleição em 2016, o então prefeito eleito Luiz Aroldo, junto com seu vice Maurício, iniciou a busca por solução para o impasse sobre a demarcação territorial e como poderia assistir as comunidades em órgãos como o Iteral (Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas) e o Iterpe (Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco).
Em entrevista à época, o prefeito enfatizou. “Nosso interesse é atender o pleito das comunidades e prestar de forma devida os serviços que a população tem direito. Os estudantes estão bem mais perto de Águas Belas.” Luiz Aroldo permanece em busca por uma solução para a situação.