COM PORTAS ABERTAS EM CARUARU, DÉBORA ALMEIDA É RECONHECIDA E SAUDADA POR ARTISTAS POPULARES NO ALTO DO MOURA
As constantes aparições da ex-prefeita de São Bento do Una em vários canais de mídia da ‘Capital do agreste’ começam a se traduzir como reconhecimento público e podem render apoios e votos na terra de Raquel Lyra
Nos últimos meses, quando iniciou uma caminhada planejada na sua pré-candidatura à deputada estadual, a procuradora federal e ex-prefeita Débora Almeida (PSDB) vem utilizando a oportunidade para conhecer com maior profundidade todas as regiões de Pernambuco. Mas, além das geografias, hábitos, climas, culinárias e até linguagens distintas dentro do mesmo estado, Débora vem compreendendo melhor a alma dos pernambucanos e as suas necessidades primordiais e constatando que ações efetivas e boas políticas públicas podem resolver parte destas carências.
E em uma agenda positiva cumprida neste sábado (25) em Caruaru, maior município do agreste central, a tucana teve mais uma vez a chance de comprovar que seu nome de fato atravessou fronteiras, desde o início da sua trajetória política como gestora são-bentense.
Com a provável pré-candidatura da deputada estadual Priscila Krause à vice governadoria, parte da imprensa de Caruaru vem levantando a possibilidade da sãobentense vir a ter apoio de Raquel Lyra e do prefeito Rodrigo Pinheiro naquele município, herdando os votos de Krause, vindo a tornar-se a pré-candidata majoritária perante o maior eleitorado do agreste.
ARTESANATO EM EVIDÊNCIA
No alto do Moura, onde esteve marcando presença durante toda a tarde, Débora escutou atenciosamente diversos artesãos e empreendedores locais e suas demandas. Profissionais das artes populares como Manoel Vitalino, – Neto do lendário Mestre Vitalino -; Dona Nicinha, da Associação Mulheres Artesãs Flor do Barro e o seu irmão Zé Galego; Leonel, filho do Mestre Luiz Antonio, recebeu Débora no Ateliê. Segundo ele, seu pai que foi eleito por votação popular como o primeiro patrimônio vivo de Caruaru e atualmente tem 87 anos, tem a ideia de montar um museu no local; Ainda durante a agenda, o artesão Joane, mostrou a Débora o passo a passo na confecção de arte com barro.
Além deles, a pré-candidata ainda conversou com Hemerson que é neto do saudoso Mestre Zé Caboclo. O local é reconhecido como área de proteção cultural. Lá a pré-candidata também conheceu Roberto da Pousada Casa da Gente e conversou com o empresário Claudio Júnior, Filho de dona Rosa, artesã e apoiadora de Débora.
A visita serviu para que a tucana pudesse conhecer de perto a rotina dos ‘artistas do barro’ e outros empreendedores do Alto do Moura, que representam a mais autêntica cultura caruaruense.