DRACCO COMEMORA 4 ANOS DE ATIVIDADE EM PERNAMBUCO COM SERVIÇOS RELEVANTES A SOCIEDADE
A Polícia Civil de Pernambuco comemorou os quatro anos de atividade do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado – DRACCO. O evento ocorreu nesta quarta-feira (14), na sede do departamento, em Tejipió, Recife, e foi presidido pelo Chefe e Subchefe da PCPE, Nehemias Falcão e Darlson Macedo – respectivamente. Criado pela Lei Estadual 16.455, de 06 de novembro de 2018, o Departamento tem o objetivo de apurar e reprimir crimes de corrupção, desvios de recursos públicos atuando no enfrentamento às organizações criminosas – especialmente àquelas voltadas para a lesão do patrimônio público.
O secretário de Defesa Social, Humberto Freire, e a primeira gestora do DRACCO, Sylvana Lelis, foram homenageados pela sua contribuição para a criação e fortalecimento do Departamento. Houve ainda o destaque para policiais civis que apresentaram relevantes serviços por seu trabalho, produtividade e quantidade de investigações resultantes em Operações de Repressão Qualificada.
O DRACCO é ligado diretamente à Diretoria Integrada Especializada (DIRESP) e substituiu a antiga Delegacia de Crimes Contra Administração e Serviços Públicos, tendo aglutinado em seu corpo quatro Delegacias de Combate à Corrupção, sendo duas na capital, uma em Caruaru e outra em Petrolina; além da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária, o Grupo de Operações Especiais (GOE), a Delegacia de Capturas e a Delegacia Contra Crimes Cibernéticos.
Desde a sua criação, já foram realizadas 80 ORQs com 229 prisões realizadas e 808 mandados de busca e apreensão cumpridos. Já são mais de 800 milhões de reais em prejuízo aos cofres públicos identificados e cerca de 539 milhões de reais em ativos financeiros com bloqueio judicial decretados, fazendo com que o DRACCO ganhe destaque na redução desta forma de criminalidade e se torne umas das referências nacionais. MAIS IMAGENS…
Da Polícia Civil de Pernambuco