POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO MÃO LEVE DE COMBATE AO FURTO DE APARELHOS CELULARES EM ÁREA RESTRITA DO AEROPORTO
A Polícia Federal em Pernambuco dá cumprimento, na data de hoje, a 01 mandado de busca e apreensão, medida cautelar expedida pela 6ª Vara Criminal da Capital – Justiça Estadual de Pernambuco. O mandado foi cumprido em Recife/PE na residência de um suspeito de 37 anos no bairro da Imbiribeira e foram empregados aproximadamente 06 policiais federais.
As investigações foram levadas a efeito por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários com o apoio de policiais lotados no Aeroporto Internacional dos Guararapes e se iniciaram em fevereiro de 2023, quando foi instaurado um inquérito policial objetivando apurar supostos furtos em área de acesso restrito no Aeroporto Internacional dos Guararapes/PE.
Cabe a Polícia Federal exercício das atividades de segurança aeroportuária em aeródromos públicos que operam voos comerciais regulares, coibindo práticas criminosas que coloquem em risco a segurança pública e, em especial, a aviação civil.
É que, em datas distintas, funcionário de uma empresa prestadora de serviços teria subtraído 05 aparelhos celulares pertencentes à uma companhia aérea no Aeroporto Internacional do Recife.
A investigação busca identificar outros envolvidos e confirmar o modus operandi do investigado que provavelmente revende os aparelhos ou repassa para extração de peças, ou mesmo troca em produtos diversos como celulares diferentes, aparelhos eletrônicos, e outros objetos. O investigado responde pelo crime de furto qualificado, tipificado no artigo 155, §4º, inciso I do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar 08 anos de reclusão e multa.
O nome da operação faz referência à prática criminal do investigado: indivíduo que furta de modo dissimulado, gatuno, mão-boba.
Da Polícia Federal