OPERAÇÃO ESPECIAL LEVA CORAÇÃO DE CAMPINA GRANDE ATÉ RECIFE PARA REALIZAÇÃO DE TRANSPLANTE

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Na noite desta quinta-feira (18), o Recife recebeu uma operação especial para a realização de um transplante de coração no Hospital Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco – Prof. Luiz Tavares (Procape), localizado na região central da cidade.

O coração transplantado veio de Campina Grande, na Paraíba, por meio do avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que pousou às 19h40, na base aérea do Recife, sendo, em seguida, levado pelo helicóptero do GTA até o campus da Universidade de Pernambuco (UPE), com urgência.

Por volta das 20h, médicos cardiologistas chegaram até a unidade hospitalar com o órgão para o paciente que já estava à espera. A identidade do receptor não foi revelada.

Só em 2023, Pernambuco registrou mais de 928 transplantes realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre eles, o mais frequente no estado foi o de rim, com mais de 200 cirurgias realizadas apenas nos nove primeiros meses do ano passado.

Na sequência dos transplantes mais realizados no estado entre janeiro e setembro aparecem o de fígado (72), de coração (32) e de pâncreas e rim juntos (1).

Postado Por: Paulo Fernando