PREFEITURA DE LAJEDO CONQUISTA POLO DE UNIVERSIDADE FEDERAL PARA A CIDADE

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Uma conquista que a Prefeitura de Lajedo anuncia com muita satisfação e que teve aceitação de toda população. A parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema de Universidades Públicas que oferecem cursos de nível superior na modalidade EAD de forma gratuita. O polo EaD Lajedo tem parceria com a UFRPE e o lançamento do edital está previsto para o mês de maio. A princípio, teremos 30 vagas para o curso de Pedagogia, e posteriormente serão abertos novos cursos.

O principal objetivo, de acordo com declaração do Prefeito Erivaldo Chagas, é “atender às demandas locais de educação superior”. Dessa forma, os universitários de Lajedo poderão ter Ensino Superior sem precisar se deslocar do município.

A UAB é um programa do Governo Federal que foi criado em 2005. Funciona por meio de uma rede formada por instituições públicas que oferecem cursos de nível superior, e o modo é pela educação semipresencial. O Sistema UAB é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

O Polo que tem por objetivo ofertar cursos de ensino superior na modalidade semipresencial, é uma estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de ensino e aprendizagem dos cursos e programas de Educação semipresencial, formada por instituições públicas que oferecem cursos de nível superior. A prioridade é para a área de formação de professores, em atendimento à Política Nacional dos Profissionais da Educação Básica.

Após todo o tramite no Ministério da Educação, encabeçado pelo Dr. Paulo Henrique Dias, procurador adjunto, o polo foi considerado apto em abril de 2024, estando pronto para receber cursos de graduação e pós-graduação. O coordenador do Polo, professor João Paulo Barbosa, em articulação com as universidades, alinhou o curso de Licenciatura em Pedagogia ofertado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, já para o segundo semestre de 2024, com oferta de 30 vagas.

Os interessados em cursar precisam ter feito o ENEM nos últimos cinco anos. A nota obtida no exame será critério de seleção para garantir uma vaga. O previsto é de que as aulas presenciais acontecerão nas sextas-feiras, no período noturno e aos sábados durante todo o dia, na escola com capacidade para mais de 1.000 alunos, que foi recém-inaugurada, onde está funcionando a Escola Municipal Padre Antônio Barbosa (Bairro Frei Damião), onde serão ministradas aulas por professores da UFRPE de Recife-PE.

Postado Por: Paulo Fernando