MOTORISTA DE PADRE AIRTON FREIRE É PRESO POR SUSPEITA DE ESTUPRO

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

A Polícia Civil de Pernambuco anunciou a prisão de Jailson Leonardo da Silva, de 48 anos, ex-motorista do padre Airton Freire. Ele é suspeito de ter cometido estupro contra a personal stylist Sílvia Tavares, crime que, segundo a vítima, teria ocorrido a mando do religioso.

A prisão aconteceu em janeiro deste ano, mas só foi divulgada na última quinta-feira (27). Jailson estava foragido desde julho de 2023. A captura foi realizada por meio da Delegacia da 156ª Circunscrição, em Arcoverde, no Sertão do estado. “Após a realização dos procedimentos cabíveis, o indivíduo ficou à disposição da Justiça”, informou a corporação em nota oficial.

Segundo o depoimento da vítima, Sílvia Tavares frequentava retiros espirituais promovidos pelo padre Airton desde 2019, na Fazenda Malhada, localizada em Arcoverde. Em agosto de 2022, ela teria sido chamada aos aposentos do religioso, onde também estava o motorista. Foi nesse local que o crime sexual teria ocorrido.

O padre Airton Freire, fundador da Fundação Terra, chegou a ser preso em 2023, mas atualmente responde ao processo em liberdade devido a problemas de saúde. Além do caso envolvendo Sílvia Tavares, ele também é acusado de outros quatro abusos sexuais e nega todas as acusações.

O julgamento do religioso teve uma audiência realizada em janeiro deste ano pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), na cidade de Buíque, também no Sertão. Durante a sessão, a vítima prestou depoimento, assim como testemunhas de acusação. Algumas perguntas feitas no plenário não foram respondidas pela denunciante, e uma testemunha-chave chegou a chorar durante sua participação.

Por se tratar de um crime sexual, o processo corre em segredo de Justiça, e a data de uma nova audiência ainda não foi definida pelo TJPE. O caso continua sob investigação e pode ter novos desdobramentos nos próximos meses.

Postado Por: Paulo Fernando