POLÍCIA CIVIL DIVULGA DETALHES DA OPERAÇÃO SINISTRUS

sexta-feira, 21 de março de 2025

Na manhã desta sexta-feira (21), a Polícia Civil divulgou detalhes da Operação Sinistrus, deflagrada na manhã da quinta-feira (20), foi uma ação de repressão qualificada com foco em desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes como tráfico de drogas, homicídios, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A operação foi coordenada pela Gerência de Controle Operacional do Interior 01 (GCOI-1) e contou com o apoio do Núcleo de Inteligência do Agreste (NIA) e da Diretoria Integrada Especializada (DIRESP).

A investigação, iniciada em 2023, teve como alvo uma rede criminosa com forte presença no Agreste pernambucano, especialmente no município de Canhotinho. No decorrer da apuração, descobriu-se que membros da organização também operavam em estados vizinhos, como Alagoas, onde dois integrantes do grupo foram mortos em confronto com a Polícia Militar na cidade de Inhapi, na BR-423.

De acordo com o delegado José Eymard da Silva Coutinho Filho, titular da 7ª Delegacia de Repressão ao Narcotráfico, as investigações revelaram que a organização utilizava empresas de fachada para movimentar grandes volumes financeiros provenientes dos crimes praticados. Com base nas evidências, a Polícia Civil cumpriu diversos mandados de busca e apreensão e conseguiu realizar a prisão de vários membros da quadrilha.

O balanço da operação foi significativo: 10 prisões preventivas, 4 prisões temporárias, 3 medidas cautelares, além da apreensão de 16 mandados de busca. Também foram apreendidos 6 veículos, incluindo motocicletas, e a justiça autorizou o bloqueio de R$ 135 milhões, visando interromper o fluxo financeiro da organização criminosa.

Entre os materiais apreendidos, destacam-se um revólver calibre 38, uma pistola calibre 380, 10 kg de maconha, 2 pés de maconha, R$ 4 mil em dinheiro, 6 celulares, além de cadernos e anotações relacionadas ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro.

A operação é mais um capítulo na luta da Polícia Civil de Pernambuco contra o crime organizado e busca garantir maior segurança para a população do Agreste e demais regiões impactadas pelas ações dessa rede criminosa.

Postado Por: Paulo Fernando