PREFEITO LUIZ AROLDO COMEMORA INÍCIO DO ABASTECIMENTO DA ÁGUA DA ADUTORA EM ÁGUAS BELAS
O dia 8 de agosto de 2024 ficará marcado para sempre na memória da população de Águas Belas, no Agreste de Pernambuco, pelo início do abastecimento das casas da cidade com a água dos poços de Tupanatinga via sistema Adutor do Agreste.
Já passava das 14h desta quinta-feira (8), quando o prefeito do município, Luiz Aroldo (PT), e técnicos da Compesa acionaram o dispositivo que fez jorrar água dos poços em uma das caixas da ETA da Compesa, ato que marcou a entrega oficial da água da Adutora. Em suas redes sociais, o prefeito comemorou.
“Muitos desacreditaram, mas nós, de forma definitiva, chegamos com a água dos poços de Tupanatinga em Águas Belas. Um momento que entra para a história do povo da nossa terra”, publicou o prefeito Luiz Aroldo.
De acordo com o coordenador de Produção da Compesa, Jony Cian, o sistema está apto para ser acionado sempre que necessário. “Hoje, a gente está aumentando a produção de Águas belas em 22%, com a quantidade que estamos entregando. Nos próximos 45 dias, vai ter mais água, mas de agora vai ficar direto, contínuo, na produção de Águas Belas.”
CONTRATEMPO
As obras do lote 3 da Adutora do Agreste sofreram algumas paralisações devido a circunstâncias variadas, desde a retomada dos testes, em 2023. Uma delas foi o roubo de peças importantes para o funcionamento do sistema, ocorridas no trecho Itaíba-Águas Belas.
Como se trata de peças feitas sob encomenda, e com prazos de entrega mais longos, a entrega da obra sofreu atraso. Ademais, algumas engrenagens do sistema necessitaram de substituição, além de alguns ajustes em pontos de vazamento.
LUIZ AROLDO ENTRA A HISTÓRIA
O início do abastecimento de Águas Belas pelos poços de Tupanatinga coroa a luta incessante do prefeito Luiz Aroldo. Além de mobilizar forças políticas, inclusive com relatórios técnicos, Luiz Aroldo foi o grande responsável por destravar a obra em uma exímia negociação com os indígenas donos das terras por onde a tubulação passou.
Sua atuação rendeu elogios da então presidente da Compesa, Manuela Marinho, que, em um vídeo publicado em dezembro de 2022, ressaltou a bravura do prefeito. “O prefeito é um parceiro muito grande. Toda vez que a gente vinha aqui, ele nos recebia, e sabia muitas vezes mais da obra, me ligava, antecipava”, ressaltou.
AMPLIAÇÃO DA REDE
O próximo passo é a ampliação da rede de abastecimento na cidade pela Compesa, assunto que já vem sendo tratado por Luiz Aroldo com a companhia a alguns meses, mas que deve ser intensificado a partir de agora, com a chegada da água em definitivo.
AGRADECIMENTOS À GOVERNADORA
Aliado de primeira hora da governadora Raquel Lyra, com quem tem mantido uma relação de lealdade, o prefeito Luiz Aroldo publicou um vídeo nas redes sociais fazendo agradecimentos a ela pela chegada água.
(Com informações da Assessoria)