OPERAÇÃO DA FICCO CUMPRE MANDADOS DE PRISÕES PARA DESARTICULAR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA NO RECIFE
O grupo criminoso se estendia além de Pernambuco, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio de Janeiro.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE) deflagrou, nesta quarta-feira (21/08/2024), a Operação Barbalho, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa atuante na Região Metropolitana do Recife desde 2019. O grupo é especializado em crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios. (vídeos e outras imagens)
As investigações revelaram que a organização criminosa movimentava grandes quantias ilícitas provenientes do tráfico de drogas e era responsável por uma série de homicídios na Região Metropolitana do Recife, com o intuito de manter o controle de suas operações. A atuação do grupo se estendia além de Pernambuco, com ramificações em outros quatro estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio de Janeiro.
Durante a operação, foram cumpridos 39 Mandados de Prisão Preventiva (MPP) e 33 Mandados de Busca e Apreensão (MBA), todos expedidos pela 14ª Vara Criminal do Recife/PE. O principal objetivo das medidas judiciais é desmantelar a organização criminosa, interromper suas atividades ilegais e responsabilizar seus membros pelos crimes praticados.
FICCO/PE
A FICCO/PE é uma força-tarefa composta pela Polícia Federal (PF), Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, por meio das Polícias Civil e Militar, Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, e Sistema Nacional de Políticas Penais. Criada em 2023, a FICCO/PE trabalha de forma integrada na repressão à criminalidade violenta, conjugando esforços e recursos de cada órgão para maximizar a eficácia das operações.