PREFEITURA DE ÁGUAS BELAS ENTREGA 35 MIL ALEVINOS E 100 CAIXAS DE ISOPOR A PESCADORES DO MUNICÍPIO
A volta das chuvas tem animado os agricultores familiares de Águas Belas, principalmente os que usam a água não só para irrigar, mas também para a criar peixes. Foi pensando em incentivar a produção e a pesca que a Prefeitura de Águas Belas entregou, ontem (5), 35 mil alevinos (filhotes de peixe) a pescadores do município. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (SEAF), que é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco.
Só o Rio Ipanema recebeu 25 mil peixes. Os outros 10 mil foram distribuídos nos assentamentos Lagoa do Serrotinho e Riacho do Caruá, nas comunidades Sacão do Garcia e Peba, além da barragem comunitária da Barra do Brito. As espécies entregues foram duas: tilápia e tambaqui.
A presidente da Colônia Z-44 (entidade que congrega pescadores do município), Maria Dejanira Santos de Souza, destacou a importância dessa ação no município. “Vai ajudar a fortalecer a fonte de renda dos pescadores e pescadoras das comunidades.”
Os alevinos duram entre quatro e sete meses até atingirem o crescimento e peso ideal para a comercialização, a depender das condições do cultivo.
Observando as condições do Rio Ipanema, o chefe da Pesca e Aquicultura de Pernambuco, Roberto Batista, que é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, estipulou o prazo ideal para a pesca. “Espero que daqui a seis meses as pessoas possam pescar e garantir o aumento de suas rendas.”
O prefeito Luiz Aroldo disse que a distribuição de alevinos no município foi só o início, e lembrou da parceria firmada com Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) para a produção de outra espécie. “Estamos começando com essa atividade, mas já estamos trabalhando, junto com o IPA, na implantação de um projeto piloto para a criação de camarão, inclusive, já houve a visita dos técnicos às famílias.”
O deputado estadual, Doriel Barros, e o secretário executivo da Agricultura Familiar, Flávio Duarte, entre outras lideranças políticas e autoridades do estado e município também participaram das entregas.
Além dos alevinos, foram entregues 100 caixas de isopor com capacidade para mais de 40 quilos de pescados. As caixas foram distribuídos entre os comerciantes da feira do peixe e pescadores do município, e servirá para o acondicionamento dos pescados em lugar apropriado.