GESTÃO AMBIENTAL: GOVERNO E POPULAÇÃO RECUPERANDO NASCENTES DOS RIOS DE LAJEDO

quinta-feira, 13 de junho de 2019

A Prefeitura de Lajedo por meio da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente juntamente com a Escola Ambiental e a Associação Inês de Paula estão dando mais um importante passo para a gestão ambiental da cidade. Nesta quarta-feira, os alunos encerraram o curso no sítio Prata, local onde foi encontrada mais uma nascente e foi feito o estudo.

A iniciativa partiu da Associação de Artesãos Inês de Paula que em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Patronal de Garanhuns, trouxeram o curso para Lajedo. Prontamente a Secretaria de Meio Ambiente se interessou junto com a Escola Ambiental, duas grandes mobilizadoras de ações práticas e de conscientização em prol do Meio Ambiente no município.

Entre teoria e prática, os participantes que se inscreveram no curso receberam o instrutor Thiago Francisco para aprender como lidar com o Meio Ambiente através de ações sustentáveis focando no sistema, água, solo, ar, alerta ecológico e sustentabilidade. O curso visa o turismo, a administração e o meio ambiente e pode ser aplicado na esfera pública ou privada. Segundo a engenheira ambiental, Letícia Cavalcante a ideia é replicar nas comunidades como uma maneira de somar às ações futuras da Usina de Reciclagem.

O prefeito Rossine e a Secretaria de Meio Ambiente de Lajedo visa instalar uma Usina na cidade em breve, após estudos do projeto mais adequado para a cidade. “A prática de recuperação de nascentes e manutenção anda lado a lado com a instalação de reciclagem de resíduos sólidos”, lembrou a gestora da Escola Ambiental, Andréa Félix.

Pelo levantamento existem várias nascentes em Lajedo. Algumas delas são: Riacho Doce no sítio Olhinhos D’água, Riacho da Prata, sítio Prata II, Riacho do Serrote, sítio Serrote e Riacho Carnijó, sítio Carbijó.

(Com informações da Assessoria de Comunicação)

Postado Por: Paulo Fernando