LEVANTAMENTO APONTA PREJUÍZOS CAUSADOS PELA ENCHENTE DO IPANEMA A AGRICULTORES FAMILIARES DE ÁGUAS BELAS
O Governo de Todos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural concluiu o levantamento dos danos sofridos pelos agricultores familiares das comunidades ribeirinhas na enchente do rio Ipanema, na semana passada. O foco foi na produção e criação.
O levantamento apontou perdas de plantações (como feijão de corda, milho, macaxeira e diversos tipos de verdura); de animais (galinhas, peixes, ovelhas e porco); de alimentação animal (palma, capim e silo); e de equipamentos de irrigação e cercados.
Agricultor do sítio Bastiões – um dos mais atingidos pela enchente – seu Jair perdeu praticamente tudo que tinha. Lamentando, ele descreve o cenário em sua propriedade após a enchente do rio Ipanema. “Não ficou nada. Tá aí essa bagaceira.”
De acordo com o secretário da pasta, André Paixão, a identificação das perdas é um primeiro passo para reparar os danos sofridos pelos agricultores. “Junto com a Defesa Civil, vamos acionar o governo do estado e os órgãos responsáveis para ajudar nossos agricultores.”
ACÕES DE OUTRAS SECRETARIAS
➡️ A Secretaria de Assistência Social está prestando assistência a todas as famílias afetadas.
➡️ A Secretaria de Transporte e Trânsito está trabalhando na recuperação de estradas danificadas e transportou imóveis de algumas famílias para outras localidades.
➡️ A Secretaria de Infraestrutura continua realizando inspeção de casas, estradas e pontes para identificar danos e possíveis riscos.
Os trabalhos estão desenvolvidos com o apoio da Defesa Civil do município.