GOLPES CONTRA IDOSOS NA INTERNET AUMENTA ASSUSTADORAMENTE
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) anunciou hoje que as instituições financeiras se comprometeram a adotar a partir de 2021 um conjunto de ações para proteger os clientes idosos. Essa proteção foi adotada após levantamento da Febraban indicar que houve um aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos durante a quarentena.
Que golpes são esses? Entre os exemplos estão as ligações para a casa dos clientes, nas quais o estelionatário diz ser do banco e pede para confirmar algumas informações, como dados pessoais e senhas. Ao fornecer informações pessoais e sigilosas, como a senha, o consumidor expõe sua conta bancária e seu patrimônio aos golpistas.
Há também casos em que o fraudador se apresenta como um “funcionário do banco” e pede para o cliente realizar uma transferência como um teste.
Durante o período de quarentena, as instituições financeiras chegaram a registrar aumento de mais de 80% nas tentativas de ataques de phishing-que se inicia por meio de recebimento de e-mails que carregam vírus ou links e que direcionam o usuário a sites falsos, que, normalmente, possuem remetentes desconhecidos ou falsos.
O golpe do falso motoboy teve aumento de 65% durante o período de isolamento social. Nele, criminosos entram em contato com as vítimas se fazendo passar pelo banco para comunicar a realização de transações suspeitas com o cartão de crédito do cliente. Usando técnicas de convencimento para obter dados, os golpistas informam que um motoboy será enviado para recolher o cartão supostamente clonado para que sejam feitas outras análises necessárias para o cancelamento das compras irregulares.
Para passar uma imagem de segurança, alerta a Febraban, os criminosos orientam a vítima a cortar o cartão ao meio, para inutilizar a tarja magnética, antes de entregá-lo ao motoboy. No entanto, o chip permanece intacto, o que permite que a quadrilha faça compras com o cartão, ainda que o plástico esteja partido ao meio.
COMO ESCAPAR DO GOLPE?
1. Só faça algum cadastro fornecendo seus dados pessoais ou financeiros através do site oficial dos bancos, lojas especializadas ou páginas do governo e nunca forneça a sua senha;
2. Os bancos, lojas e órgãos do governo não enviam mensagens ou links por e-mail ou whatsapp pedindo dados, senhas ou informações pessoais dos usuários e correntista;
3. Nunca clique em links enviados por e-mail, whatsapp, facebook ou SMS sob hipótese alguma, é sempre melhor apagar;
4. Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos* – você pode estar sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas, inclusive seus parentes;
5. Observe o nome da página ou rede social da internet. As páginas falsas, sempre vão trazer o nome do endereço eletrônico diferente da página verdadeira, quer seja com letras a mais ou a menos ou com terminações diferentes de .com.br, .gov.br;
6. Cuidado com o imediatismo de mensagens tais como: ”Último dia para fazer a inscriçãol”, “Nao perca essa oportunidade”, “Faça seu cadastro agora, quase sempre tais conteúdos querem fazer com que as pessoas não pesquisem a veracidade das informações nas páginas oficiais dos respectivos órgãos ou lojas;
7. Ao entrar em qualquer página verifique se existe um cadeado cinza no canto superior esquerdo da página – isso atesta que sua conexão não foi interceptada e que o site está criptografado para impedir golpes;
8. Veja a grafia do endereço da página. Elas têm que ter o HTTPS onde o “S” corresponde a uma camada extra de segurança;
9. Nunca baixe programas piratas para o celular ou computador, tais sites costumam ter a maior concentração de vírus;
10. Instale um bom antivírus em seu celular ou computador e tenha o sistema operacional do seu celular e computador atualizados.