SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE ÁGUAS BELAS DISTRIBUI MUDAS DE ESPÉCIE EM RISCO DE EXTINÇÃO
Você já ouviu falar no mamão jaracatiá? É uma espécie nativa com forma, cor e sementes idênticas ao mamão. Em Águas Belas, a planta está sob risco de extinção, por isso, o governo municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, está distribuindo mudas para manter sua preservação.
Apenas quem já visitou a Serra das Antas pode ter se deparado com o jaracatiá. A espécie é uma exclusividade da região. Mas apesar de habitar em local de preservação, levantamento recente gerou preocupação. A secretária identificou a existência de menos de 20 jaracatiazeiros.
Para combater a ameaça de extinção, aproximadamente 500 mudas da espécie foram enviadas do viveiro municipal para diversas comunidades, como Caititu, Serra da Prata, São José, Brejo dos Martins, Espingarda, Campo Grande e Quilombo.
“A distribuição visa preservar a espécie e motivar a comercialização da fruta, que é comestível, pode servir para uso culinário e tem propriedades medicinais”, afirmou o secretário da pasta Izaquiel Braz (prof. Tiê). E concluiu. “O sabor é uma mistura de manga com maracujá.”