PREFEITURA RESGATA O TEATRO LAJEDENSE COM HOMENAGENS E CURSOS
A segunda-feira (26), foi uma data marcante para a história da Cultura lajedense porque a Prefeitura de Lajedo iniciou o Curso de Teatro, dando oportunidade a artistas veteranos e novos artistas que atuam com as artes cênicas. Outro marco nesse resgate cultural do teatro lajedense foram as homenagens ao grande poeta e compositor Adeilzo Santos.
A Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer resolveu fazer essa homenagem na abertura do curso devido a grande bagagem histórica que Adeilzo Santos carrega. Cordelista, ator, poeta, Adeilzo também dirigiu peça e inclusive foi eleito presidente do TEL (Teatro Estudantil de Lajedo). A trajetória desse artista de Lajedo no teatro começou em 1979, mas em 1982 junto do TEL participou do 2º Festival de Teatro do Recife, também participou do MOBRALTECA com esquetes e declamações. E ainda em 1985 se apresentou na TV Pipoca (atual TV Pernambuco). E ainda teve vários textos escritos por ele encenados pelo Grupo Cena Teatro.
Presente no evento, Adeilzo ainda recebeu um “Troféu Cultura no Teatro”, recebendo homenagem pública que destacaram os feitos do poeta em nome do teatro lajedense. “Em tudo que faço o teatro continua presente. O teatro pra mim foi e é essencial”, destacou o poeta.
Participaram também diversos artistas do segmento como o artista e diretor de cultura Antônio Marcos que recebeu uma medalha de honra ao mérito pelos serviços prestados ao teatro lajedense. “Hoje tivemos uma grande noite com a nossa aula inaugural do Curso de Teatro, enquanto estava sentado ouvindo os discursos e homenagens, um filme passava pela minha cabeça, filme que me mostrava o quanto tem sido importante o Teatro na minha vida como agente de transformação. Espero poder ajudar através dessa arte tão significante à vida desses que hoje se tornaram alunos e quem sabe transformar suas vidas.”
O Curso de Teatro tem 20 participantes e além do professor Antônio Marcos teremos parcerias com o Grupo Cena contando com os profissionais Gilmar, Rodrigo Sobral e Cleiton. As aulas serão todas as segundas e quartas, das 19h às 21h no Espaço Juventude (antigo Comercial).
O secretário Tiago Barbosa declarou: “Hoje escrevemos mais uma página na rica história cultural lajedense. O curso de Teatro é apenas o primeiro de vários outros que estaremos lançando ao longo da nossa gestão do prefeito Adelmo Duarte. E o fato de podermos estar homenageando em vida o grande poeta Adeilzo Santos, muito me orgulha e com certeza envaidece os amantes da cultura lajedense.
Em breve estaremos dando início ao curso de Violino, Celo, Viola e Flauta Doce e assim que passar o Decreto Estadual de restrições a gente vai lançar o Projeto Piloto das Seleções Municipais, através do Handebol masculino e feminino. A população pode ficar esperançosa. Vem muita coisa boa por aí”, encerrou.